Trocando meu notebook – a saga

Eu tenho um velho fiel escudeiro, um notebook Positivo D35 que comprei há 4 anos em um supermercado. Após esse  tempo de serviços prestados, rodando Linux redondinho, começaram os problemas: a bateria dura menos de uma hora e tem uma linha vertical roxa no monitor que resolveu se instalar por lá. Na ultima semana aconteceu um problema no HD. No boot surge a mensagem "pri master S.M.A.R.T. status bad, backup and replace". Essa é uma mensagem que indica que meu HD está prestes a ir pro saco. Boa parte dos dados já tem backup, mas configurar o Ubuntu pra rodar redondinho me custou alguns meses de pesquisa e trabalho e não queria passar por tudo de novo.

Logo que soube do problema do HD, minha intenção inicial foi fazer o que a BIOS sugeriu: backup e substituir. Mas postos os outros problemas que o note vem apresentando, achei que seria a hora de aposentá-lo. Na verdade, o uso que faço do note é bem similar ao que faria com um netbook, então decidi comprar um.
A intenção é um netbook com uma tela de 10", relativamente leve e com o máximo de autonomia de bateria possivel. Pesquisando um pouco, no momento estou interessado no EeePC 1005HA da ASUS. Ainda não sei se o teclado dos EeePC 1005 disponíveis seguem a norma ABNT2. Isso vai determinar se pego esse mesmo ou não. Já vi que existe uma versão do Ubuntu para netbooks, a 9.10 UNR, que dizem ser totalmente compativel com esse netbook.
Como os netbooks não possuem drives de CD, foi necessário criar um pendrive bootável a partir da imagem do Linux.
O pendrive deve ser de 1Gb no minimo, e criado a partir da imagem ISO com o software Unetboot. Já criei o pendrive bootável e já dá pra usá-lo como um "liveCD". A ironia: usei o notebook de minha esposa, que usa Windows Vista, pra fazer todo o processo. 
Agora só falta a máquina. Nos proximos posts, vou descrever o processo de aquisição e "linuxização" do 1005AH. 

Read and post comments | Send to a friend

About aurokam

Técnica a serviço da arte. Um trabalho em andamento sem previsão de término.
This entry was posted in Uncategorized and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

